• Jorge Bernardes

O que fazer antes do grande dia?


Há uma coisa na qual certamente podemos concordar: Planear um casamento não é fácil.

Por muito simples ou complexo que seja o plano, há sempre muitas coisas aí no meio para tratar. O sítio, o vestido, o fato, os convidados, as mesas, a música, a ementa, os horários, o fotógrafo...

Pois é, imaginem que já têm fotógrafo, ou mesmo que ainda andem à procura, imaginem que até já conseguiram navegar no mar de muitos para encontrar um que fosse do vosso agrado, a vossa ilha miraculosamente descoberta no meio do oceano de possibilidades! Gostaram das imagens que viram no site, falaram com ele, encontraram-se com ele pessoalmente e tiveram uma conversa agradável por sinal, viram álbuns bonitos e chegaram a acordo acerca do que pretendiam. Tudo está encaminhado para o vosso grande dia, mas de repente passa-vos o pensamento pela cabeça: "Eu não conheço quase nada acerca desta pessoa que vai passar um dos dias mais importantes da minha vida perto de mim!"

Medo!

Pensamento seguinte: "Como é que eu vou estar confortável com esta pessoa a tirar-me fotografias durante o dia?!"

Dúvida!

Pensamento seguinte: "Vai-se notar na minha cara e todas as fotografias vão ficar horríveis!"

Pânico!

Pensamento seguinte: "Cancela tudo! Já não quero mais..."

Calma! Vamos pôr um bocadinho de água na fervura.

Muitas pessoas ficam com esta sensação porque de facto interagem poucas vezes com o fotógrafo antes do casamento. E se nós não interagimos um pouco com a pessoa como é que a vamos conhecer? Certo?

Agora falo eu como fotógrafo, para que vocês conheçam o outro lado, e para não se sentirem sozinhos.

Eu como fotógrafo, tenho dúvidas e hesitações muito semelhantes, eu tenho receio de não conhecer os meus noivos suficientemente bem e por causa disso não lhes conseguir dar as fotos que eles mais gostam. E é por isso que eu acho extremamente importante e gosto de conversar com os meus noivos, e o mesmo é provavelmente verdade para o vosso fotógrafo, independentemente de quem seja.

Eu sei que quanto mais eu puder interagir com os meus casais, mais os vou conhecer, melhor irei perceber o que gostam e mais facilmente lhes vou poder dar o tipo de experiência que eles desejam tanto no dia do casamento, como mais tarde na hora de olhar para as fotografias no álbum.

Então mas o que é que podemos fazer para aumentar a interacção fotógrafo-noivos?

Há muitas opções, desde o simples email, para dizer como vai o planeamento (eu pessoalmente costumo mandar um questionário aos noivos uns 3 meses antes para fazer algumas perguntas e ajudar a começar a conversa) ao telefonema ou um café para dizer "Olá como vão as coisas?" Pessoalmente acho que com a experiência de ir a tantos casamentos há coisas em que posso ajudar, no que toca a horários e afins.

Outra boa opção é assegurarem-se que têm hipótese de fazer uma sessão fotográfica com o vosso fotógrafo antes do grande dia! E vocês pensam "lá está ele a puxar a brasa à sardinha dele...", eu eu digo, sim, mas não da maneira que provavelmente estão a pensar.

O que é que estas sessões têm de bom? Não há pressão. Não há um horário de dia de casamento para nos preocupar. Isto quer dizer que temos tempo para conversa no meio das fotografias. A conversa é a melhor coisa para as pessoas se irem conhecendo mas também para descontraírem e eu vejo isto também em sessões de retratos no estúdio. À medida que vamos conversando e descobrindo quem gosta de cães e de gatos, quem prefere fazer desporto de manhã ou de tarde, que o sítio onde se conheceram é ali ao virar da esquina (sim, os assuntos podem ser os mais variados), vamo-nos aproximando um pouquinho mais da pessoa com quem conversamos, e isso deixa-nos mais à vontade e por consequência mais calmos e confiantes que os resultados no dia do casamento serão igualmente bons. Isto tudo e o facto que pode ser uma tarde ou manhã bem mais divertida do que a organizar quem se senta em qual mesa! ;)

Ou seja, eu estava a puxar a brasa à minha sardinha, de facto, mas não para ter mais uma sessão para fotografar, antes para garantir que as fotos do vosso dia de casamento vão ser ainda melhores, porque tive hipótese de vos conhecer melhor.

Mesmo que não haja sessão antes, que seja só ir tomar um café, para estar um bocado à conversa sem pressão antes do casamento, isso irá sem dúvida levar a melhores fotografias, que no fundo é o que um fotógrafo de casamento quer dar aos seus noivos.

Então agora fica a pergunta: Já planearam a vossa sessão de namorados?



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo