top of page
  • Foto do escritorJorge Bernardes

O material é importante?


Estas são as coisas que normalmente levo comigo quando vou em trabalho. É muita coisa? Há quem leve mais, e há quem leve menos... Depende dos gostos e dos objectivos penso eu.

Se é um facto que dizer a um fotógrafo "Essa máquina tira umas grandes fotos!" é uma boa maneira de o fazer franzir o sobrolho ou mostrar um sorriso amarelo, outro facto é que os fotógrafos sabem que ter bom material facilita o trabalho em alguns aspectos.

Um sistema de focagem mais rápido e mais preciso permite-me apanhar um momento espontâneo mais facilmente. Uma maior sensibilidade do sensor com um grão controlado deixa-me fotografar em ambientes com pouca luz sem ter que recorrer obrigatoriamente ao flash. Um obturador mais silencioso permite-me estar mais próximo e tirar fotos sem que o som dos disparos distraia as pessoas do que estão a fazer. Poder gravar as fotos em dois cartões de memória ao mesmo tempo deixa-me ir fazendo uma cópia de segurança automática e prevenir qualquer azar eventual.

Pormenores, sim. Mas às vezes esses pormenores ajudam a fazer a diferença.

No entanto eles não mudam a maneira como olho através da máquina para criar as minhas imagens.

As máquinas, as lentes, os acessórios, contribuem para a parte técnica do trabalho, mas não são elas que fazem as imagens. Isso é o que é único em quem fotografa, independentemente da máquina, seja ela barata ou cara, com rolo ou digital.

Continuo a acreditar que, como um professor meu uma vez me disse, "Uma foto ligeiramente desfocada que nos emociona continua ser melhor do que uma tecnicamente perfeita que não nos diz nada."

Mas fora de série é conseguir juntar a emoção e a perfeição técnica numa só imagem! Esta é a busca contínua!

Portanto, quando quiserem elogiar um fotógrafo digam antes "TU fazes umas grandes fotos!" e vão ver o sorriso mais orgulhoso do mundo a nascer-lhe nos lábios.

Tenham uma óptima semana! ;)



bottom of page