Alguém levou um tiro na cabeça? Felizmente não! Apesar de ser essa a tradução literal de "headshot" aqui falo da palavra utilizada no meio fotográfico para nos referirmos à fotografia da cara de alguém, especialmente quando essa se destina a fins promocionais da própria pessoa, mais comum entre actores, modelos ou autores, mas não exclusiva a essas profissões e de certa forma aplicável a todos nós.
Quantos de nós temos um currículo onde temos uma foto de passe antiquada da qual no fundo até nem gostamos mas achamos "é o melhor que se arranja"?
Quantos de nós temos um perfil de Linked In, uma das novas maneiras de procurar emprego, com uma foto reaproveitada na qual até ficámos bastante bem mas tivémos que recortar as pessoas que estavam ao nosso lado?
E mesmo no Facebook, quem tem páginas profissionais com a fotografia tirada no verão passado, na qual estamos muito bem, mas que não passa propriamente a imagem que queremos mostrar? Falta-nos a tal "headshot", diferente de um retrato, é a nossa imagem promocional! O nosso "eu" profissional!
Falem comigo para terem a vossa!