top of page
  • Foto do escritorJorge Bernardes

Como planear um casamento em 3 meses


Imaginem que aceitaram casar com a vossa cara-metade e que por diversas circunstâncias até gostavam de fazer o casamento acontecer rapidamente!

É possível planear e fazer acontecer, tudo em 3 meses?

Loucura, dizem vocês! Nada disso, digo eu.

Pode não ser a tarefa mais simples do mundo, mas também vos consigo dizer (e provar com fotografias) que é possível.

"Ah claro, mas tens que ter um wedding planner..."

Não necessariamente. É certo que são uma grande ajuda para estes casos visto que as pessoas que gerem e ajudam a criar eventos deste género conhecem muita gente no meio, quintas, fotógrafos, DJs, etc. Mas o casal que vos vou mostrar, encontrou todos os seus fornecedores sem este tipo de ajuda.


Um aviso importante: este tipo de planeamento não é para toda a gente.

Se conversarem com a Tânia e o Luís durante 5 minutos ficam logo a perceber que eles gostam de aventura! São ambos esco(u)teiros e têm uma boa capacidade de planeamento e adaptação.

A única coisa que eles queriam mesmo era casar naquela data, que ficava a 3 meses, e fizeram as coisas acontecerem de forma a conseguirem.

Se no vosso caso quiserem escolher especificamente a quinta onde vão casar, o vosso fotógrafo e videógrafo, o vosso DJ, porque já os conhecem e são aquelas pessoas que vocês querem, então aí o meu conselho será sempre planear no mínimo com 6 meses ou um ano, dependendo da popularidade dos vossos fornecedores.


Então aqui vão as coisas que a Tânia e o Luís puseram em prática:

1. Escolheram a data (o dia em que faziam 5 anos de namoro) para poderem trabalhar tudo o resto à volta dela. Para eles era o mais importante, por isso primeira prioridade.


2. Fizeram a lista de convidados inicial porque sabiam que isso seria importante ao procurar um espaço para o casamento civil e a festa.


3. Procuraram uma quinta onde pudessem ter os convidados da lista e que tivesse a data disponível. No caso deles foi a Quinta de Santo António do Freixo, na Casa da Adega.


4. Procuraram o fotógrafo porque queriam garantir que ficavam com as boas memórias do dia registadas em imagens para as poderem rever sempre que quiserem. Posso dizer-vos que eles falaram comigo cerca de 2 meses antes da data do casamento e falaram com mais dois colegas. Felizmente eu tinha a data disponível e como eles gostaram das fotografias que lhes mostrei e da conversa que tivemos, decidiram que eu era o fotógrafo ideal para eles! :)


5. Fizeram e começaram a distribuir os próprios convites, e digo-vos, eles são uns artistas!


6. Trataram dos documentos com o Registo Civil. Segundo eles pode ser feito online, mas cuidado para não se engarem a meter códigos senão vão ter que ir lá pessoalmente para desbloquear a coisa. ;)


7. Cerca de um mês antes trataram do vestido de noiva e do fato (na Slim Noivas e na Voga respectivamente).


Depois disto usaram o último mês para tratarem de pormenores como entregar os últimos convites, encomendar os bonecos do bolo, fazer os marcadores de mesa que eles também criaram e pediram aos convidados para lhes mandarem uma mensagem de voz a dizer "o que é para vocês o Amor". Fizeram uma compilação com as mensagens que receberam que se ouviu no final da cerimónia, uma coisa linda!

Ainda não vos falei da animação, isto porque o DJ foi o Luís. Como? Os noivos fizeram uma playlist que incluía as suas músicas favoritas e umas quantas músicas para pôr os convidados a dançar, telemóvel ligado ao sistema de som e houve festa, a prova está nas fotos.

Isto tudo pode parecer apressado, mas eles ainda me disseram que houve ali momentos em que sentiram que não tinham grande coisa para fazer e que estava tudo encaminhado.


Então e a lua-de-mel? Esta parte eles finalizaram logo a seguir ao casamento. Já tinham a viagem quase totalmente planeada, mas só compraram bilhetes e marcaram hotel cerca de uma semana antes de arrancarem.

E lá foram em mais uma das aventuras que eles gostam, à Islândia! Que sítio lindo! E ainda me trouxeram um postal de lá! :D


Aqui estão as fotos do dia!



bottom of page